Mercado de ações: Investidor deve fazer controle mensal de rendimentos

Os investimentos em ações têm um sistema de tributação específico, o que confunde muitos iniciantes no mercado de capital. A responsabilidade pelo pagamento dos impostos é dividida entre a instituição financeira e o próprio investidor. Quem opera na Bolsa de Valores, precisa fazer o controle mensal de seus investimentos, seja para o recolhimento de impostos ou para o acompanhamento de perdas que, posteriormente, poderão ser compensadas. Se você é investidor, mas ainda não cumpre esta exigência, você está inadimplente com a Receita Federal. 

No que diz respeito às ações, a tributação ocorre da seguinte forma: a corretora é responsável pelo recolhimento do Imposto de Renda direto na fonte. Nas operações no mercado à vista, a retenção é de 0,005%. Já em operações de Day trade, quando a compra e a venda ocorrem em um único dia, a alíquota é de 1%. Este imposto retido pelas instituições financeiras é popularmente chamado de "dedo-duro", já que indica à Receita Federal as operações realizadas pelo investidor. O recolhimento ocorre a cada venda de ações. Todas as informações relativas a este tributo estão disponíveis nas notas de corretagem. 

Por outro lado, o controle mensal dos rendimentos é uma atribuição do investidor. O recolhimento do Imposto de Renda deve ser realizado a partir do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que pode ser emitido no site da Receita Federal. A alíquota é de 15% para as operações à vista e 20% para Day trade. A cobrança incide sobre o lucro em operações que superem o valor de R$ 20 mil por mês. 

O que eu preciso declarar à Receita Federal?

Todas as operações de vendas em ações precisam ser declaradas pelo contribuinte, independente do resultado. Se a movimentação for inferior a R$ 20 mil mensais, ou em caso de prejuízo, não haverá cobrança de Imposto de Renda.  Ainda que não haja tributação, a operação, obrigatoriamente, deve ser informada ao fisco. 

Conte com a ajuda de profissionais

A IRTrade é uma empresa de assessoria contábil, com foco em soluções pós-operacionais inovadoras para os investidores da Bolsa de Valores. Composta por uma equipe experiente, com mais de treze anos de atuação, a companhia conta com tecnologia própria. Os clientes da IRTrade também recebem suporte contábil, com atendimento estendido aos seus contadores. Para fazer parte da IRTrade, entre em contato com Pacioli, nosso assistente virtual, no WhatsApp (43) 98815-4800.

compartilhar

Cadastro concluído com sucesso!

Aguarde: em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

Voltar para home

Por gentileza verifique os campos
destacados em vermelho

Tentar novamente