Saiba como pagar o DARF sem código de barras

Muitos contribuintes têm dúvidas quanto ao pagamento do Documento de Arrecadação de Receita Federais (DARF) sem código de barras. Este é o modelo disponibilizado pela Receita Federal e que pode ser quitado de várias formas, como vamos indicar a seguir.

Para realizar o pagamento do DARF, o cliente pode acessar o internet banking, quitar o tributo via Pix ou comparecer a uma agência bancária e realizar o pagamento direto a um atendente. Além disso, alguns bancos permitem que o pagamento seja realizado por meio de seus aplicativos. Caso opte por fazer o pagamento sem recorrer a uma agência bancária, o contribuinte terá que preencher os dados do DARF manualmente.

Pagamento pelo internet banking

O procedimento é simples. Após acessar o internet banking, o cliente deve selecionar as seguintes opções: Pagamentos; Impostos e Taxas/Impostos e Tributos e DARF. Na sequência, deverá fornecer as informações que foram solicitadas pela instituição.

Entre os dados que deverão ser preenchidos manualmente, estão: nome e CPF/CNPJ do contribuinte, o código da Receita Federal, o período relativo ao rendimento tributável e o imposto devido. Após concluir o preenchimento e conferir as informações, o processo se assemelha aos pagamentos tradicionais.

Pagamento por Pix

Para realizar o pagamento do DARF por Pix, o contribuinte deverá conferir se a guia da Receita Federal possui um QR Code. Se esta informação constar na cobrança, basta escanear o código para realizar o pagamento do DARF pelo celular.

Pagamento em bancos digitais 

O pagamento de DARFs ainda não é um serviço oferecido pelos bancos digitais. A quitação da guia pode ser realizada, mas exige algumas operações extras em comparação ao processo via internet banking, por exemplo.

O contribuinte deverá gerar um código de barras a partir do Sicalc, sistema da Receita Federal. Vale ressaltar que este processo só é possível se o DARF não estiver vencido. O pagamento após o prazo indicado na guia implica em multas de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a cobrança de juros do período em atraso, tomando como base a taxa Selic. Além disso, um novo DARF deverá ser gerado.

Mas se a guia está em dia, para gerar um código de barras é preciso acessar o Sicalc (a partir da instalação do programa Sicalc Autoatendimento ou pelo Sicalc Web), selecionar o município e informar os dados relativos ao DARF. Com o código de barras gerado, o pagamento pode ser efetuado normalmente.

compartilhar

Cadastro concluído com sucesso!

Aguarde: em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

Voltar para home

Por gentileza verifique os campos
destacados em vermelho

Tentar novamente