Cenário de volatilidade pode ser interessante para aplicações em renda variável

Analistas consideram que o atual cenário de volatilidade, em função da guerra na Ucrânia e do momento desafiador da economia nacional, impactado pela alta dos juros e da inflação, pode representar uma oportunidade interessante para os investimentos em renda variável. 

No início do mês passado, ao anunciar a décima correção consecutiva da Selic, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) apresentou o conflito europeu como uma das explicações para a piora do quadro econômico interno.

Nesta semana, o Copom voltou a se reunir, entre terça e quarta-feira, dias 14 e 15. As justificativas permaneceram as mesmas e a expectativa dos analistas financeiros se confirmou: nova alta, a décima primeira seguida. A Selic sofreu um reajuste de 0,5%, chegando a 13,25%.

O Brasil ainda tem outros fatores de impacto para o desempenho da economia em 2022: as eleições de outubro e o cenário de polaridade política. 

Quanto à Selic, este é o maior patamar desde janeiro de 2017, quando estava em 13,75% ao ano. O Copom surpreendeu o mercado financeiro ao destacar que novos reajustes da taxa básica de juros ainda estão previstos para 2022.

Em comunicado, os membros do Comitê destacaram: “Para a próxima reunião, o Comitê [de Política Monetária] antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude. O comitê nota que a crescente incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação”. Analistas apostavam que a Selic fecharia 2022 no patamar atual, 13,25%.

Fique de olho! - Se você está pensando em investir em renda variável, a principal indicação neste momento é analisar amplamente a situação do mercado. É interessante pensar em investimentos a médio e a longo prazo. Neste sentido, as aplicações baseadas em múltiplos fundamentalistas (tais como preço/lucro, preço/valor patrimonial, margem EBITDA,  ROE, dívida/capital social e dívida bruta/patrimônio líquido) podem resultar em boas oportunidades. Nos setores ligados à infraestrutura e ao varejo, por exemplo, é importante observar a alta da inflação e da Selic. A queda no valor de compra da população é uma variável que pode interferir negativamente no desempenho de determinadas empresas. 

Outro ponto interessante para o investidor em renda variável é pensar em commodities, considerando novamente possíveis resultados positivos a médio prazo. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem contribuído para o aumento do preço de alguns itens, o que pode proporcionar resultados satisfatórios para as empresas agrícolas. 

compartilhar

Cadastro concluído com sucesso!

Aguarde: em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

Voltar para home

Por gentileza verifique os campos
destacados em vermelho

Tentar novamente