Menores de idade podem investir na Bolsa, mas mercado futuro só é permitido a partir dos 18 anos

Um levantamento divulgado pela Bolsa do Brasil, a B3, em fevereiro deste ano mostrou que o investidor brasileiro tem ficado mais jovem. A idade média do cliente da companhia sofreu uma redução de 11 anos em uma comparação entre os dados de 2016 e o final de 2021. Há pouco mais de cinco anos, a idade média do investidor na Bolsa era de 48,7 anos. Já no final de 2021, ficou em 37,9 anos. 

Atualmente, mais de 60% dos investidores na B3 têm menos de 40 anos. A cada ano, mais jovens têm começado a operar no mercado de capitais. Diante deste cenário, uma pergunta é importante: menores de idade podem investir na B3? A resposta é simples: sim, eles podem, mas existem regras específicas que nós vamos te explicar! 

Adolescentes com até 17 anos podem operar no mercado de ações, mas precisam de supervisão. A abertura de uma conta em uma corretora está condicionada a uma autorização formal dos pais ou responsável legal. Segundo dados da B3, de maio de 2022, atualmente 23.681 adolescentes com até 15 anos investem no mercado de capitais, eles representam 0,13% dos clientes cadastrados junto à companhia. O próximo recorte etário disponível compreende investidores da faixa de 16 a 25 anos. Atualmente, quase 625 mil perfis com essas características estão sob custódia da B3, o que representa 0,85% do total de investidores. 

Entretanto, os menores de idade não podem operar no mercado futuro. Nesta modalidade, os preços são negociados na data atual, mas tomam como base as expectativas frente a cotação em um determinado prazo futuro. Analistas consideram que os riscos neste tipo de investimento são maiores, com a possibilidade de grandes perdas, por isso ele é restrito a maiores de idade. 

Critérios - Antes de começar a investir, é importante que o cliente tenha informações quanto ao funcionamento da Bolsa de Valores, já que os investimentos em renda variável representam riscos. É importante que ele pesquise, leia bastante e analise bem as condições do mercado e da empresa na qual pretende investir. 

compartilhar

Cadastro concluído com sucesso!

Aguarde: em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

Voltar para home

Por gentileza verifique os campos
destacados em vermelho

Tentar novamente