IRPF 2022: Contribuinte que perdeu o prazo, deve enviar a declaração e pagar multa por atraso

Após um mês de prorrogação pela Receita Federal, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda terminou na terça-feira, dia 31 de maio. Segundo o Fisco, a ampliação no período de envio da prestação de contas teve o objetivo de reduzir eventuais efeitos da pandemia de Covid-19, já que alguns órgãos e empresas ainda não normalizaram integralmente o atendimento. 

Se você perdeu o prazo, é importante que envie a sua prestação de contas à Receita Federal o mais rápido possível e pague a multa pelo atraso. Para regularizar a sua situação junto ao Fisco, o procedimento é semelhante à declaração tradicional. Reúna todos os comprovantes necessários e baixe o programa gerador da declaração deste ano. O download deve ser realizado no site da Receita Federal. Preencha o formulário com atenção para evitar possíveis erros e contestações futuras. 

Ao concluir o processo, o sistema vai gerar uma multa por atraso e um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento. A cobrança pode variar entre R$ 165,74 e 20% do tributo devido em 2021. Vale ressaltar o seguinte ponto: se você demorar ainda mais para regularizar a situação junto ao Leão, o valor da multa será mensalmente corrigido em 1%. Ou seja: você vai pagar ainda mais caro! 

Multa por atraso no pagamento - O prazo para o pagamento do valor devido ao Leão (cota única ou primeira parcela) também terminou na última terça-feira. Para o contribuinte que ainda não acertou as contas com o Fisco, a multa é de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%. Nestes casos, também há a cobrança de juros de mora corrigida com base na Selic, a taxa básica de juros, e 1% referente ao mês de pagamento

Retificações - Se a sua declaração foi entregue no prazo à Receita Federal, mas você encontrou algum erro ou percebeu que deixou de lançar alguma informação importante, faça uma retificação. Essa correção pode ser realizada no prazo de cinco anos após a entrega da prestação de contas. 

A declaração retificadora substitui integralmente a original. Por isso, deve conter as informações apresentadas anteriormente, mas com correções ou complementações necessárias.  

Conte com o apoio de um profissional - Se você ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda de 2022, a IRTrade conta com uma equipe especializada para te ajudar. Os nossos profissionais realizam prestações de contas anuais ou retificadoras e elaboram a defesa do contribuinte em processos de malha fiscal. Entre em contato com o nosso assistente virtual, o Pacioli, pelo WhatsApp (43) 98815.4800, e tire todas as suas dúvidas.

compartilhar

Cadastro concluído com sucesso!

Aguarde: em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

Voltar para home

Por gentileza verifique os campos
destacados em vermelho

Tentar novamente