Saldo superior a R$ 140 em conta corrente ou poupança devem ser declaradas à Receita Federal

A Receita Federal destaca que todos os contribuintes, que em 31 de dezembro de 2021, tinham um saldo superior a R$ 140 na conta corrente e na poupança, precisam incluir esta informação na declaração do Imposto de Renda. Este é o valor mínimo de exigência para o lançamento. Para contribuintes com reservas inferiores, o lançamento é facultativo. 

Para evitar possíveis erros na prestação de contas, o cidadão deve acessar o informe de rendimentos disponibilizado pelas instituições financeiras. Geralmente, este documento pode ser acessado via internet banking. O saldo da conta deve ser lançado na aba "Bens e Direitos''. Para declarar valores depositados em conta corrente, o contribuinte deve selecionar o código "61 - Depósito bancário em conta corrente no País". Já em caso de poupança, o código de lançamento é o "41 - Caderneta de poupança". 

Outra informação importante a ser considerada é se a conta é individual ou conjunta. Em caso do investimento ser compartilhado, é necessário que cada um dos titulares informe ao Leão a sua respectiva parte, destacando os saldos em 31/12/2020 e 31/12/2021. Na prestação de contas, também deve ser informado o nome e o CPF do outro proprietário da conta. O contribuinte ainda precisa indicar ao Fisco se é o titular ou dependente no investimento. Este dado deve ser informado no campo "Discriminação". Além disso, é necessário informar os dados da conta (agência, conta e o dígito), o nome e o CNPJ do banco. 

compartilhar

Cadastro concluído com sucesso!

Aguarde: em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

Voltar para home

Por gentileza verifique os campos
destacados em vermelho

Tentar novamente