FIIs em reorganização: como não pagar IR a mais ao informar o seu “preço médio”.

Com a Selic em 15%, 2025 impõe um teste de resistência aos investidores de Fundos Imobiliários. Como explica Ramon Baldrez , o ambiente de juros altos reduz a atratividade dessa modalidade de investimentos e leva as gestoras a revisarem estratégias e otimizar estruturas.

Por isso, muitas delas têm unificado operações, realizando incorporações e integralizações entre fundos. Esses movimentos buscam eficiência e escala, mas exigem cuidados tributários importantes por parte dos investidores.

 

Na prática, o que isso significa para o investidor?

Em eventos de incorporação, liquidação ou integralização, a administradora recolhe imposto na fonte à alíquota de 20% sobre eventual ganho de capital. Para realizar esse cálculo corretamente, ela solicita que o investidor informe seu custo médio ponderado de aquisição dentro de um prazo determinado.

Isso ocorre porque a administradora, na qualidade de responsável tributário, deve prestar as informações corretas à Receita Federal. No entanto, essa obrigação não isenta o cotista da responsabilidade de apurar o preço médio e os ganhos obtidos em bolsa com seus FIIs. Caso o investidor deixe de enviar as informações ou as envie incorretamente, poderá acabar pagando imposto maior do que o devido e, em situações de prejuízo, até pagando imposto indevidamente.

Para informar o preço médio correto o investidor precisa:

  1. Calcular o preço médio: Identificar nas notas de corretagem suas compras e vendas realizadas (importante nesse caso é sempre utilizar as taxas e corretagens pagas para calcular o preço médio de forma precisa);
  2. Informar a administradora no prazo: Siga as instruções do comunicado da administradora (datas, portal e formato do arquivo). Se perder o prazo, a administradora irá o menor preço histórico como base, o que pode ocasionar imposto pago indevidamente ou a maior.

 

Alguns fundos que passaram por esse processo em 2025 foram:

  • IRDM11Iridium: em processo de incorporação (informar à gestora o preço médio até 26/11/2025); conforme fato relevante divulgado em 16/10/2025.
  • RBRF11RBR Alpha: em processo de incorporação (informar à gestora o preço médio até 27/10/2025); conforme fato relevante divulgado em 25/09/2025.
  • BARI11Barigui Rendimentos Imobiliários: incorporação em setembro;
  • HGFF11Pátria Imobiliário FOF: incorporação em setembro;
  • BPFF11Brasil Plural FOF: incorporação em agosto;
  • PLCR11Plural Recebíveis: incorporação em agosto;
  • CPFF11Capitania REIT FOF: incorporação em junho;
  • VIFI11Vinci Instrumentos Financeiros: incorporação em março.
Dica prática: Muitos investidores de FIIs usam as ferramentas de automação fiscal para facilitar suas obrigações acessórias, como a calculadora de IR da IRTrade, uma das mais recomendados por especialistas para apuração do preço médio e cálculo do IR de seus investimentos.
APP IRTrade

A tecnologia da IRTrade permite que após a conclusão do evento societário, seja recalculado o preço médio de suas operações na bolsa de valores, garantindo que sua apuração permaneça precisa e atualizada. Ela garante mais facilidade e simplicidade para o investidor, que recebe relatórios por e-mail, acompanha a emissão de DARF, posição consolidada dos investimentos e previsão de resultados, em poucos minutos, de forma simples, organizada e segura.

Atenção: Caso o investidor não envie essas informações até o prazo estipulado, a administradora utilizará o menor preço histórico, o que pode resultar no pagamento de imposto mesmo em situações de prejuízo, ou em imposto maior do que o devido em caso de lucro.

Em um mercado cada vez mais dinâmico, a diferença entre perder e preservar ganhos pode estar nos detalhes. Calcular corretamente o preço médio e cumprir os prazos informados pelas administradoras é mais do que uma obrigação: é uma forma inteligente de cuidar do seu patrimônio. Com informação e as ferramentas certas, o investidor transforma burocracia em eficiência e garante que cada centavo investido trabalhe a seu favor.

 

Fontes:

BTG Pactual. Fato relevante — RBRF11 / RBR Alpha Multiestratégia FII. Disponível em:https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/891892ea-b2f5-4566-9742-21568d326762/63f156f9-5c36-8516-18b1-5f024087bec5?origin=1.

BTG Pactual. Fato relevante — IRDM11. Disponível em: https://static.btgpactual.com/media/fr/28830325000110_20251016_FR.pdf

Facilite a busca pela
tranquilidade fiscal

As melhores soluções financeiras e gestão de patrimônio pela Mirae, somadas à expertise da IRTrade, especialista em contabilidade de renda variável para fins de imposto de renda. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea comodo consequat.

Contato

Mensagem enviada com sucesso!

Em Breve um Especialista Fará Contato com Você!

Mensagem enviada com sucesso!

Em Breve um Especialista Fará Contato com Você!